sexta-feira, 12 de março de 2010

Espírito Santo e São Paulo propõem solução conjunta para tributação de importações

Espírito Santo e São Paulo propõem solução conjunta para tributação de importações

Por Redação Multimidia ES Hoje (redacao@eshoje.com.br).

Os governos do Espírito Santo e de São Paulo decidiram encaminhar projetos de lei que solucionarão as questões referentes ao recolhimento de ICMS efetuado na importação por conta e ordem de terceiros (na qual o importador realiza toda a operação de comércio exterior para o cliente) entre os dois Estados. As Assembleias Legislativas de cada Estado apreciarão os projetos que estabelecem as regras tributárias a serem observadas nestas operações.   

Os projetos de lei encerrarão todos os questionamentos relativos a operações realizadas antes de 31 de maio de 2009, reconhecendo os pagamentos de ICMS gerado nas importações por conta e ordem de terceiros provenientes dos dois Estados. As medidas também suspendem a exigibilidade dos créditos tributários, lavrados ou não pelo Fisco Paulista. Na prática, eles validam atos passados e estabelecem o regime tributário que será adotado pelas empresas. 

"Esta decisão pacifica as discussões sobre as operações de importação, promovendo segurança jurídica para os setores envolvidos", afirmou o secretário de Estado da Fazenda do Espírito Santo, Bruno Negris. De acordo com o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, a solução para estas pendências demandou um esforço concentrado das duas equipes de Governo.  

Reunião. Negris participou de reunião nesta quinta-feira (11) com o vice-governador e com o secretário da Fazenda de São Paulo, Mauro Ricardo Machado Costa; o ex-secretário do Desenvolvimento do Espírito Santo, Guilherme Dias; e o deputado federal capixaba Luiz Paulo Vellozo Lucas.  

Durante o encontro, foram consolidadas as linhas finais dos projetos de lei que são resultado de várias reuniões técnicas e da contribuição direta dos secretários de ambos os Estados. Na avaliação de Mauro Ricardo Costa, "o projeto mostra que existe vontade política dos dois Estados de encaminhar as soluções que resolvam o passado e o futuro". 

As medidas reafirmam o compromisso político de São Paulo e do Espírito Santo de encaminhar uma solução conjunta, consolidando as questões tributárias relativas às importações. Bruno Negris frisou ainda que os projetos de lei também ratificam o protocolo assinado pelos governadores José Serra, de São Paulo, e Paulo Hartung, do Espírito Santo, em junho de 2009. 

Ele lembrou que o protocolo assinado pelos dois governadores eliminou as pendências das operações entre os Estados feitas a partir de 31 de maio de 2009. 

Atenciosamente
 
Cesar Magnus Torchia Monteiro Terra
cesar@mmt.com.br
messenger:cesar@mmt.com.br
skype:cesarterra
MMT ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR LTDA
www.mmt.com.br
http://comercioexteriorimportacaoexportacao.blogspot.com/
www.administradores.com.br/cesarmmt
www.linkedin.com/in/cesarterra
http://twitter.com/cesarterra
tel :5511-30541521
fax:5511-30541523


Estou utilizando a versão gratuita de SPAMfighter para usuários privados.
Foi removido 10558 emails de spam até hoje.
Os usuários pagantes não têm esta mensagem nos seus emails.
Experimente SPAMfighter de graça agora!

Nenhum comentário: