sexta-feira, 26 de junho de 2020

UH nº 076/20 - Despachante Aduaneiro tem um papel nobre e qualificado para os importadores e exportadores”, afirma Receita Federal


Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
Cabeçalho Online 1

São Paulo, 26 de junho de 2020


UH 076/20


Sr(a). MAGNUS
 
Despachante Aduaneiro tem um papel nobre e qualificado para os importadores e exportadores", afirma Receita Federal

O Despachante Aduaneiro é um parceiro indispensável no processo de modernização da aduana e de melhoria da competitividade internacional para as empresas importadoras e exportadoras. A atividade se transformou muito ao longo dos últimos anos. Na avaliação da Receita Federal, em Viracopos, o papel do Despachante Aduaneiro ficou muito mais nobre e qualificado, como defendeu Fabiano Coelho, Delegado da Alfândega da RFB, no referido Aeroporto, em recente entrevista ao informativo Impresso Repórter SINDASP. "As empresas podem contar com um profissional que tem amplo domínio da legislação, conhecimento detalhado das rotinas procedimentais dos diferentes intervenientes e, sobretudo, capacidade de enxergar o ambiente, se antecipar às dificuldades, oferecendo aos importadores e exportadores um alto nível de serviço. A existência de profissionais com esse gabarito e expertise permite que as empresas tenham foco no seu core business e se tornem ainda mais eficientes e produtivas", enalteceu Coelho.
 
Para o presidente do SINDASP, Marcos Farneze, o reconhecimento do Órgão Federal motiva ainda mais a categoria para entregar serviços de qualidade. "Não só em Viracopos, mas também em Guarulhos e nos Portos Secos do Estado de São Paulo, temos acompanhado de perto os resultados da eficiência no desembaraço aduaneiro ofertada pelos Despachantes Aduaneiros aos seus clientes, os embarcadores de mercadorias que chegam e saem do País", destaca Farneze.
 
Capacitação do Despachante Aduaneiro - Ainda nessa mesma linha, a RFB avalia que só haverá  espaço para o profissional que  busca a capacitação e está atento às rápidas mudanças no ambiente. É necessário ainda mais aproximação e convergência naquilo que se refere a eventos de capacitação (até mesmo conjuntos) em temas técnicos e nos processos de aperfeiçoamento dos processos de trabalho, como as reuniões da Colfac e no Desafio Viracopos. "Lembro da primeira reunião da Colfac que presidi, no início de agosto de 2019, e lá havia menos de uma dezena de pessoas. Nos últimos três encontros da Colfac  nós superamos oitenta participantes, grande parte dos quais despachantes aduaneiros, mas sonho com o dia em que teremos que procurar um auditório maior", avalia Coelho.
 
O Aeroporto de Viracopos é o maior aeroporto do país em quantidade de Declarações de Importação (segundo lugar entre todas as unidades), o maior em valor de Declarações de Importação  e o maior  em quantidade de Declarações de Exportação (segundo lugar entre todas as unidades). É a segunda maior unidade do Brasil em quantidade de trânsitos aduaneiros (sendo a primeira em valor das mercadorias), a segunda maior arrecadação aduaneira do Brasil. "Aqui em Viracopos temos a felicidade de encontrar um conjunto muito sério e competente de profissionais, que tenho tido a oportunidade e o prazer de conhecer ao longo do tempo", concluiu Fabiano Coelho.
 
Na avaliação do SINDASP, é de extrema importância que as empresas contratem sempre os Despachantes Aduaneiros que cumprem a legislação, com o recolhimento de honorários conforme determina a lei. "E os profissionais autônomos associados ao SINDASP cumprem fielmente essa instrução", finaliza Farneze.          
​Atenciosamente,

Marcos Farneze
Presidente
Rodapé Online
 
 
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Livre de vírus. www.avg.com.

Nenhum comentário: