quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

AEB lança Radiografia do Comércio Exterior Brasileiro

8/2/2012 - AEB - José Augusto de Castro
AEB lança Radiografia do Comércio Exterior Brasileiro

Buscando apresentar uma visão estruturada e ordenada de dados e informações, a AEB lança o estudo Radiografia do Comércio Exterior Brasileiro: Passado, Presente e Futuro.

O estudo procura viabilizar e facilitar a realização de análises, avaliações e novos estudos relativos ao tema comércio internacional.
Essa finalidade esteve presente no momento de compilar os dados e informações, de definir e selecionar os quadros, de programar seus conteúdos, de comentar os dados disponíveis e de apresentar os resultados obtidos.
 
Todos os dados utilizados são de fontes oficiais como SECEX - Secretaria de Comércio Exterior do MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, OMC - Organização Mundial de Comércio e BACEN - Banco Central do Brasil.
 
A intenção é que o estudo se torne uma efetiva fonte de consulta para todos os interessados em assuntos atinentes ao comércio exterior. Por essa razão, a AEB buscará atualizá-lo sempre que novos dados e informações forem divulgadas, além de torná-lo disponível para consulta no seu website.
 
O estudo Radiografia do Comércio Exterior Brasileiro: Passado, Presente e Futuro evidencia que o comércio exterior brasileiro vem obtendo excelentes resultados nos últimos 10 anos, com destaque para as exportações, que estão aproveitando o ciclo virtuoso das commodities, iniciado no ano 2000 com elevação das cotações e seguindo em 2001 com aumento do quantum, cenário que pode estar mudando em 2012, devido à ameaça de crise que ronda a Europa e que pode contaminar a economia mundial.
 
Após a balança comercial brasileira apresentar déficits comerciais no período de 1995 a 2000, época de implantação do Plano Real e de crises internacionais em diferentes países, não por coincidência, a partir do ano 2001 o Brasil voltou a gerar superávits comerciais, que apresentaram crescimento contínuo até atingir seu valor mais alto, e recorde histórico, em 2006.
 
A partir de 2007, como reflexo da valorização do real, as importações passaram a crescer em índices percentuais maiores que as exportações, e como resultado, os superávits comerciais começaram a diminuir gradativamente, situação revertida em 2011, graças à nova elevação das cotações das commodities, com destaque especial para o minério de ferro.
 
Quanto à corrente de comércio, exceto em 2009 devido à crise internacional do subprime, desde 1999 tem sido observado sólido crescimento, que contou nos últimos cinco anos com a importante ajuda proporcionada pelo aumento das importações.

Conheça mais no documento completo.


 
 

MMT Assessoria em Comércio Exterior Ltda.

Av. Doutor Cardoso de Melo, 1470 – Cj. 304 – V. Olímpia

04548-005 - São Paulo – SP

Tel : (55 11) 3054-1521 , 3054-1522

Fax: (55 11) 3054-1523


 


Estou utilizando a versão gratuita de SPAMfighter para usuários privados.
Foi removido 26001 emails de spam até hoje.
Experimente SPAMfighter de graça agora!

Computador lento? Melhore o seu computador lento

Nenhum comentário: