segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Governo antecipa criação de órgão de defesa da indústria

Governo antecipa criação de órgão de defesa da indústria

ANNE WARTH - Agencia Estado

 

SÃO PAULO - As perspectivas de que a redução do consumo e do crescimento econômico nos Estados Unidos e na Europa resultem numa avalanche de produtos asiáticos no Brasil anteciparam para hoje o lançamento da Coordenação-Geral de Defesa da Indústria (CGDI) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), planejada apenas para 2009.



"Na realidade sabemos que com o aumento da crise há uma tendência de alguns importadores e empresas estrangeiras a tentar diminuir custos por meio de fraudes. Isso é universal. A idéia é receber a denúncia da indústria e fazer o diagnóstico", disse o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral.



A criação do órgão foi anunciada hoje na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e vai centralizar, analisar e encaminhar as denúncias de fraude no comércio internacional a mais de 40 órgãos, entre eles a Receita Federal, Polícia Federal, Departamento de Comércio Exterior (Decom), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A idéia é orientar e dar respostas rápidas aos pleitos dos empresários.



Frente a essa ameaça e à possibilidade de que países comecem a adotar atitudes protecionistas para proteger sua indústria local, a Fiesp teme uma enxurrada de produtos chineses no País e pretende intensificar ações para defender a indústria brasileira e impedir práticas desleais que incluem descaminho, pirataria, dumping e contrabando, entre outras.



"Já estão vindo, vão vir, mas vamos segurar na fronteira, dentro do aparato legal. Sem dúvida hoje a China é o maior perigo, mas não o único. Existem outros asiáticos e mesmo latino-americanos que podem estar dentro do mesmo problema. Se não tem mais mercado nos EUA, na Europa, vão tentar vender para o Brasil, um país populoso, grande e em que o mercado interno ainda está quente. A tendência é vender para cá", afirmou o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Roberto Giannetti da Fonseca.
Atenciosamente
 
Cesar Magnus Torchia Monteiro Terra
cesar@mmt.com.br
messenger:cesar@mmt.com.br
skype:cesarterra
MMT ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR LTDA
www.mmt.com.br
http://comercioexteriorimportacaoexportacao.blogspot.com/
www.administradores.com.br/cesarmmt
www.linkedin.com/in/cesarterra
 
tel :5511-30541521
fax:5511-30541523


Estou utilizando a versão gratuita de SPAMfighter para usuários privados.
Foi removido 30224 emails de spam até hoje.
Os usuários pagantes não têm esta mensagem nos seus emails.
Experimente SPAMfighter de graça agora!

Nenhum comentário: