quarta-feira, 22 de julho de 2009

ICMS na importação - o "começo" e o "fim" da controvérsia

ICMS na importação – o "começo" e o "fim" da controvérsia

 

Finalmente, uma antiga celeuma entre São Paulo e Espírito Santo —que abarca também outros Estados da federação— foi resolvida, ao menos aparentemente. Isto porque foi publicado em 4 de junho de 2009 o Protocolo ICMS 23/2009, firmado entre os dois Estados, que tem por finalidade pôr termo às discussões quanto à legitimidade para a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas importações envolvendo contribuintes de ambos.


O protocolo tem como principal objetivo atingir as operações efetuadas com os benefícios do Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), que nos últimos anos movimentou boa parte das fiscalizações em território paulista e gerou inúmeros autos de infração, muitos deles milionários.


Como São Paulo nunca aceitou o benefício concedido pelos capixabas, dada a ausência de convênio entre os Estados que o autorizasse, vem reiteradamente autuando os contribuintes que efetuaram operações de importação por intermédio de tradingslocalizadas no Espírito Santo, beneficiárias do Fundap, exigindo o ICMS na importação e glosando os créditos das remessas das tradings para as empresas paulistas.


A novel legislação aponta o sujeito passivo do ICMS na importação de acordo com a modalidade de importação. Em caso de importações "por conta e ordem", em que as mercadorias não pertencem à trading, mas ao sujeito que lhe contrata para intermediar a operação (chamado de "adquirente"), este será considerado contribuinte do ICMS, e não a trading que promove a internalização em território nacional. Já na importação "por encomenda", em que a propriedade das mercadorias é da própria trading,esta será considerada a contribuinte do ICMS, desde que tenha ocorrido entrada física dessas mesmas mercadorias em seu estabelecimento.


Essa situação torna o adquirente paulista o contribuinte do ICMS nas operações por conta e ordem realizadas com trading fundapeana, mesmo que o desembaraço ocorra no Espírito Santo, o que neutraliza os benefícios do Fundap. Já no caso da importação por encomenda, a trading será considerada a importadora, não a empresa paulista (a "encomendante" das mercadorias), o que preserva o benefício.


Mas o que mais chama a atenção no Protocolo é o ponto que trata das operações anteriores à sua publicação, qual seja: "o recolhimento do imposto incidente sobre as operações de importação por conta e ordem de terceiros, contratadas até o dia 20 de março de 2009 e cujo desembaraço aduaneiro tenha ocorrido até o dia 31 de maio de 2009 será disciplinado em convênio ICMS". Este texto reconhece expressamente a inexistência de legislação que tratasse de tais operações, uma vez que a legislação complementar, o instrumento legal adequado para veicular normas para dirimir conflitos de competência entre os Estados da federação, silencia quanto ao tema.


É bem verdade que a prática legislativa de nosso país peca por diversos fatores. No caso específico do ICMS, as lacunas (e mesmo inconstitucionalidades) da Lei Complementar 87/96 fazem com que os Estados tenham legislações díspares, quase sempre veiculadas por intermédio de atos infralegais, causando uma grande instabilidade nas expectativas dos contribuintes.

 

Com informações Portal Última Insstancia

Atenciosamente
 
Cesar Magnus Torchia Monteiro Terra
cesar@mmt.com.br
messenger:cesar@mmt.com.br
skype:cesarterra
MMT ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR LTDA
www.mmt.com.br
http://comercioexteriorimportacaoexportacao.blogspot.com/
www.administradores.com.br/cesarmmt
www.linkedin.com/in/cesarterra
http://twitter.com/cesarterra
tel :5511-30541521
fax:5511-30541523

Nenhum comentário: