sexta-feira, 10 de abril de 2015

O desligamento da versão em Visual Basic ocorrerá em 05/05/2015 - esta Coordenação conduziu o processo de modernização da plataforma do Siscomex Importação Web

Desligamento WEB

Por Fiorde - 10/04/2015 - Breaking News

Senhores Superintendentes

Como já divulgado, esta Coordenação conduziu o processo de modernização da plataforma do Siscomex Importação, migrando-a para uma versão Web. As vantagens são muitas com a nova plataforma, inclusive no que se refere a novas funcionalidades. Ocorre que, passados mais de 6 meses da disponibilização do Siscomex Importação Web, a sua utilização ainda continua baixa, apenas 6,08% do total de declarações registradas neste mês foram feitas pela Web.
O desligamento da versão em Visual Basic ocorrerá em 05/05/2015 e, a se manter esse baixo nível de utilização do Web, poderemos ter dificuldades no que se refere a demandas as nossas unidades.
Para evitarmos maiores problemas com essa transição, solicito o vosso apoio no sentido de que as unidades de suas jurisdições busquem uma divulgação mais forte junto aos importadores e despachantes que atuam em cada uma delas.
Caso necessário, a nosso Divisão de Processamento Comercial estará à disposição para prestar todos os esclarecimento que surgirem.

Por fim, apresento-lhes a mensagem que foi enviada aos Chefes de Diana.

Prezados chefes de Diana,

O desligamento do Siscomex Importação em Visual Basic (VB) foi postergado para dia 05/05/2015.

Os problemas técnicos que motivaram o adiamento já se encontram praticamente solucionados. O que nos causa grande preocupação é o baixo índice de adesão ao Siscomex Importação Web. Apenas 6,08% do total de Declarações de Importação registradas no mês de abril foram feitas pela web.

Visando prevenir transtornos e dificuldades, solicitamos que orientem as unidades sob sua jurisdição sobre a data de desativação do aplicativo desktop (VB), preferencialmente contatando as grandes empresas, associações de despachantes e demais interessados.

Ressaltamos que a certificação digital é condição para o registro de Declaração de Importação. Destacamos também, que as funcionalidades referentes a LI e LSI, sob gestão da Secex, serão mantidas no VB até definição deste órgão.

A transição para a nova plataforma se dará de forma mais tranquila para todos se, o percentual de adesão prévia ao Siscomex Importação Web aumentar antes do desligamento do VB, especialmente pela possibilidade de verificação antecipada de inconformidades ou necessidades de aperfeiçoamento no sistema.

A Dicom está a disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

José Carlos de Araujo
Coordenador-Geral de Administração Aduaneira
Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais
(61) 3412-3407 | jose.carlos-araujo@receita.fazenda.gov.br

http://comexleis.com.br/news/?p=13420

 
Atenciosamente
 
Cesar Magnus Torchia Monteiro Terra
cesar@mmt.com.br
 

MMT Assessoria em Comércio Exterior Ltda.

Av. Doutor Cardoso de Melo, 1470 – Cj. 304 – V. Olímpia

04548-005 - São Paulo – SP

Tel : (55 11) 3842-1847 , 3842-1257

Fax: (55 11) 3842-1262

  

Nenhum comentário: