quinta-feira, 15 de março de 2018

Oportunidade de Financiamento na Importação de maquinaria, equipos e tecnologia da Espanha - FIEM

Prezado Sr./Sra:

 

O ICEX (Espanha Exportações e Investimentos) e o Escritório Comercial da Embaixada da Espanha em São Paulo, gostariam de convidá-lo a uma palestra para empresas espanholas e empresas brasileiras no 11 de abril as 10 horas da manha para apresentar os instrumentos de apoio financeiro oferecidos pelo Governo Espanhol.  Em concreto queremos apresentar o FIEM - Fundo para a Internacionalização da Empresa.

 

A palestra acontecerá na Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil (Convite em anexo).

Contaremos com a presença do Sr. Jose Luis Kaiser Moreiras, Diretor Geral de Comercio Internacional e Investimentos (Secretaria de Estado de Comercio – Ministério de Economia da Espanha).

 

O FIEM é um Fundo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Comercio com objetivo de oferecer apoio financeiro oficial a internacionalização das empresas espanholas em linha com novos retos e necessidades do comercio internacional. 

 

O FIEM é um instrumento que oferece uma resposta  mais adaptada ao entorno internacional  atual, um mecanismo financeiro mais flexível e eficiente, buscando potenciar a competitividade no exterior ampliando o leque de oportunidades suscetíveis  de receber financiamento oficial, podendo receber apoio para operações que contribuam diretamente com a exportação de bens e serviços espanhóis, assim como será outorgado um apoio especial  a internacionalização  das pequenas e medias empresas, a projetos que agregam valor tecnológico, transferência de tecnologia e investimento no exterior.

 

O FIEM Exportação destina-se á entidades não residentes na Espanha; o Estado; administrações públicas; empresas públicas ou privadas que tenham contratado o fornecimento de materiais, a provisão de serviços ou a execução de projetos sob medida em conjunto com uma empresa espanhola.

FIEM Investimento: destina-se á filiais estrangeiras de empresas espanholas.  

 

Quando falamos de "empresa espanhola", o conceito de empresa espanhola como potencial contratista; adjudicaria ou promotora de projetos suscetíveis de ser financiado com recursos do FIEM, deverá interpretar-se como: empresas residentes na Espanha, filiais em outros países ou sociedades não residentes, assim como grupos ou consórcios formados por empresas espanholas e estrangeiras, ressaltando que o controle efetivo da gestão devera corresponder á sociedade residente na Espanha ou filiais residentes no exterior.

 

O FIEM é financiado por contratos de exportação de bens e serviços espanhóis, subscritos por empresas residentes na Espanha com clientes não residentes, assim como, projetos de investimento no estrangeiro promovidos por empresas residentes na Espanha, podendo ser o desenvolvimento e expansão de sua capacidade produtiva ou a provisão de bens e serviços em regime de concessão pública, ou contratação privada.

 

Para operações em termos comerciais poderá ser financiado com apoio oficial, sendo a porcentagem máxima de 85% dos bens e serviços exportados, incluindo as despesas locais financiadas.

 

Setores de interesse:

 

·         Industrial – em especial maquinaria agrícola e maquinaria elétrica.

·         Projetos sob medida: a indústria e a engenharia espanhola são muito competitivas em tudo que se refere á centrais de geração elétrica, plantas petroquímica, energias renováveis, projetos de agua.

·         Tecnologia da informação TIC – alta competitividade (por exemplo; TDT Televisa o Digital Terrestre)

·         Ferroviário – Espanha é referencia neste setor a nível mundial.

·         Naval – tecnologia espanhola também é referencia mundial neste setor.

·         Bem de Equipamento – setor aeroportuário e portuário, infraestrutura em geral.

 

Através do link http://www.comercio.es/fiem os senhores poderão ter acesso as bases que compõem o FIEM, suas modalidades de financiamento, etc.

 

Por favor, confirme a sua participação através do nosso e-mail: rosangela.tupac@comercio.mineco.es

 

Pessoa de contato: Rosangela Tupac.

 

Atenciosamente,

 

 

Rosángela Tupac

Departamento de Comercio Exterior

Embaixada da Espanha no Brasil

Escritório Econômico e Comercial em São Paulo

Praça General Gentil Falcão, 108 – Conj. 82

04751-150 Brooklin Novo, São Paulo – SP

(+55) 11 5105 – 4377

rosangela.tupac@comercio.mineco.es

saopaulo@comercio.mineco.es

saopaulo.oficinascomerciales.es      www.spainbusiness.com

 

www.comercio.gob.es


 

Siga el mercado de Brasil en Twitter:

 

      

 

Nenhum comentário: