quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Governo lança projeto de inserção internacional para PMEs

02/12/2008 - Governo lança projeto de inserção internacional para PMEs
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Delegação da Comissão Européia (DCE) lançaram nesta terça-feira (2), em Brasília, o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME).
 

O PAIIPME é resultado do Ajuste Complementar ao Acordo-Quadro de Cooperação firmado entre a União Européia e a República Federativa do Brasil, promulgado em 1995, e significa investimentos que irão promover o desenvolvimento e a inserção internacional de PMEs brasileiras, que passarão por processos de informatização, profissionalização, capacitação e qualificação de produção e serviços.

Ao todo, são 33 projetos desenvolvidos com entidades parceiras regionais, nacionais, públicas e privadas. Desses, 17 são projetos desenvolvidos diretamente com parceiros e 16 são financiamentos de projetos regionais.

O Projeto faz parte das ações e programas dos chamados Destaques Estratégicos da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que são iniciativas que tratam de questões fundamentais para o desenvolvimento da produtividade e da inovação na indústria brasileira, perpassando diversos complexos produtivos. A implantação de programas de internacionalização de PME contribui para o atingimento da macrometa estabelecida na Política de elevar em 10% o número de PME exportadoras até 2010.

Por meio de parcerias com entidades nacionais, será possível atender diversos segmentos em todo o País, com ações nos 27 Estados brasileiros. São parceiros da ABDI, do MDIC e da DCE neste projeto o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos - APEX-Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB), a Indústria Brasileira de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abhipec), a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit) e a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

Entidades regionais também participam do projeto, recebendo financiamento para o desenvolvimento de ações locais. São elas: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc-CIN), Centro de Estudos Sócio-ambientais (Pangea), Associação para Promoção de Excelência do Software Brasileiro (Softex), Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), SEBRAE /Rio de Janeiro, SEBRAE/Espírito Santo, Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), Federação de Indústrias do Estado do Paraná e Centro Internacional de Negócios (Fiep-CIN), Endeavor Brasil, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg- Assintecal), Fundação Centros em Tecnologias Inovadoras (Certi), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) e Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb).

Patrícia Vicentini, Diretora nacional do PAIIPME pela ABDI, ressalta a importância da abrangência do projeto e suas ações em todo o País: "A ABDI capilarizou o Projeto por todos os Estados brasileiros, de maneira específica em cada segmento empresarial, reconhecendo nas pequenas e médias empresas a capacidade de expansão e internacionalização". Ela também explica a amplitude do termo internacionalização no PAIIPME: "Esse conceito de internacionalização é mais amplo do que o investimento em exportações. Envolve não só exportar, mas crescer, desenvolver-se alcançando uma evolução em todo o sistema produtivo e de negociações".

"O projeto vai além da internacionalização e intercâmbio com o mercado europeu. Ele transforma a realidade das pequenas e médias empresas, sua maneira de trabalhar e produzir e eleva os serviços e produtos brasileiros a um patamar de excelência em qualidade", ressalta o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri.

Projetos anteriores fortaleceram aspectos da inserção internacional de produtos brasileiros. Intensos trabalhos foram desenvolvidos no âmbito da promoção comercial e negociação internacional. O PAIIPME inova na medida em que, por meio de suas ações pontuais, promove inovação nos processos produtivos, transferência de tecnologia, aquisição de know how, aumento da competitividade, intercâmbios técnicos com instituições européias, entre outros. O Projeto oferece uma nova abordagem, por meio do diálogo público-privado, para a efetiva internacionalização de PME brasileiras e para a melhoria substancial e coordenada da qualidade do impacto de suas ações no setor exportador nacional.

O evento de lançamento do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras reunirá autoridades do governo como o Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; o Embaixador João José Soares Pacheco, chefe da Delegação da Comissão Européia no Brasil; o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri; além de representantes de entidades e empresas nacionais, públicas e privadas.

Atenciosamente
 
Cesar Magnus Torchia Monteiro Terra
cesar@mmt.com.br
messenger:cesar@mmt.com.br
skype:cesarterra
MMT ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR LTDA
www.mmt.com.br
http://comercioexteriorimportacaoexportacao.blogspot.com/
www.administradores.com.br/cesarmmt
www.linkedin.com/in/cesarterra
 
tel :5511-30541521
fax:5511-30541523


Estou utilizando a versão gratuita de SPAMfighter para usuários privados.
Foi removido 31748 emails de spam até hoje.
Os usuários pagantes não têm esta mensagem nos seus emails.
Experimente SPAMfighter de graça agora!

Nenhum comentário: