O gerente-executivo de Normatização de Câmbio e Capitais Estrangeiros do Banco Central (BC), Geraldo Magela, ao explicar a decisão do CMN, citou como exemplo de operação que será simplificada o pagamento de uma operação de exportação do Brasil para a China. Segundo Magela, o importador do produto brasileiro precisa, hoje, comprar dólares no seu país e depositá-los em um banco, que emitirá uma ordem de pagamento, em dólares, para o exportador, no Brasil, que terá que fazer o câmbio para reais no banco brasileiro.
Magela explicou que, a partir de agora, o importador poderá comprar reais no seu país e emitir a ordem de pagamento em reais para um banco no Brasil. A medida vale também para um brasileiro residente no exterior que necessite fazer pagamentos em reais no Brasil. Ele poderá, a partir de agora, adquirir os reais diretamente no exterior em um banco que mantenha conta em reais no Brasil.
"A partir de agora, o registro em qualquer moeda poderá ser pago em qualquer moeda", esclareceu. Magela disse que a medida é neutra para o mercado de câmbio, porque o banco do exterior, para dispor de recursos em reais no seu país, terá que vender moeda estrangeira a um banco autorizado a operar no mercado de câmbio, ou deixar de transferir ao exterior recursos aplicados no Brasil.
O CMN deu autorização também para que qualquer operação de exportação passe a ser paga em real mesmo que o registro tenha sido feito em outra moeda. Segundo o gerente-executivo, só podem ser pagas em reais, hoje, as vendas externas cujo registro no Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) tenha sido feito na moeda nacional. (Renata Veríssimo)
cesar@mmt.com.br
messenger:cesar@mmt.com.br
skype:cesarterra
MMT ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR LTDA
www.mmt.com.br
http://comercioexteriorimportacaoexportacao.blogspot.com/
www.administradores.com.br/cesarmmt
www.linkedin.com/in/cesarterra
fax:5511-30541523
Estou utilizando a versão gratuita de SPAMfighter para usuários privados.
Foi removido 32816 emails de spam até hoje.
Os usuários pagantes não têm esta mensagem nos seus emails.
Experimente SPAMfighter de graça agora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário