quinta-feira, 23 de julho de 2015

Internacionalização de Empresas para Exportação com Apoio do Governo Federal sem ônus - Projeto PEIEX - (Projeto Extensão Industrial Exportadora) - Projeto da Apex-Brasil de incremento à competitividade e promoção da cultura exportadora empresarial

Prezados Associados do CECIEx,

 

Boa Tarde!

 

Gostaríamos de lhes apresentar o Projeto PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora)

 

O que é o PEIEX?
É um projeto da Apex-Brasil de incremento à competitividade e promoção da cultura exportadora empresarial, por meio da solução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos.

Segue apresentação anexo


Quem é a Apex-Brasil
É a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, responsável pela promoção dos produtos e serviços brasileiros no mercado internacional. Esta é a sua missão, que se estende ainda ao apoio à internacionalização das empresas e à atração de investimentos para o país. Todas as ações, projetos e atividades são pautados na construção da imagem do Brasil como um fornecedor habilitado a atender os mercados mais exigentes. A base do trabalho da Apex-Brasil é a parceria com o setor privado, buscando ampliar o número de empresas exportadoras, abrir novos mercados para os produtos e serviços nacionais e reforçar a presença brasileira em mercados tradicionais.


O que é o Núcleo Operacional?
É a unidade responsável pelo atendimento das empresas, composto por um coordenador, um monitor, técnicos extensionistas com conhecimentos multidisciplinares e estagiários.

O Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP, através da Fundação Vanzolini, desenvolve o PEIEX no Estado de São Paulo


Como a empresa se inscreve?
Preenchendo e encaminhando ao Núcleo Operacional a Ficha de Inscrição disponibilizada pela equipe técnica e/ou associações de classe.

Segue anexo Ficha de Inscrição para atendimento no Estado de São Paulo (para atendimentos em outros Estados, fazemos direcionamento através da Apex-Brasil).


Como a empresa se beneficia?
O conhecimento transmitido pela equipe de técnicos extensionistas e a implantação de melhorias indicadas após o trabalho de análise da empresa aumentará, certamente, a sua competitividade, tornando-a apta a conquistar novos mercados e enfrentar desafios, como a exportação.


Qual é a contrapartida da empresa?
O trabalho do técnico extensionista não gera ônus para a empresa. Mas o empresário deve disponibilizar parte do seu tempo – e motivar seus colaboradores – para entrevistas e verificações de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da firma. Também é fundamental a sua participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos.


Qual a função do técnico extensionista?
O técnico extensionista visita a empresa e explica a metodologia de trabalho. Se houver interesse do empresário em se envolver no processo, o passo seguinte é um diagnóstico abrangente de todas as áreas funcionais. Um relatório final indicará os pontos fortes e aqueles com possibilidades de aprimoramento. Os pontos fortes devem ser potencializados e os com menor desempenho, corrigidos.


Como eles atuam nas empresas?
O Monitor do Núcleo escolhe o técnico mais capacitado, em função do tipo de melhorias a serem estabelecidas, e capacita a empresa para que conduza o trabalho de implantação. O resultado é ganho de competitividade.


O que é o Comitê Consultivo?
É um grupo formado pelos membros do Núcleo Operacional, representantes de associações de empresas, instituições de oferta tecnológica, sistema financeiro público e privado e esferas governamentais que se reúne no início, no meio e no final do Projeto com o propósito de definir prioridades de atendimento, divulgar resultados dos atendimentos e encaminhar demandas sistêmicas.

 

 

Por favor, pedimos o apoio de todos na divulgação do projeto, levando-o ao conhecimento das empresas com quem fazem negócios!!


O PEIEX objetiva identificar e capacitar empresas para participar das ações realizadas pela Apex-Brasil. Entende-se que com esta iniciativa haverá indústrias mais competitivas a disputar espaço no mercado externo e, com o apoio da Agência, tornar o Brasil uma referência mundial em termos de exportação de produtos e serviços, contribuindo assim
para a melhoria da qualidade e do valor agregado dos produtos que as empresas entregam e, consequentemente, de sua capacidade exportadora.

Qualquer dúvida e ou informação adicional estamos a disposição

 

Desde já, grato pelo apoio e colaboração de todos!

 

Att;

 

Lucas Canello Franceschini

Conselho Brasileiro das Empresas

Comerciais Importadoras e Exportadoras

(55 11 ) 3180-3170

Skype: CECIExbr

E-mail: lucas@ceciex.com.br

www.ceciex.com.br

Nenhum comentário: