sexta-feira, 8 de abril de 2016

Na internet, cursos gratuitos para profissionais portuários / Confira as vagas de emprego disponíveis no setor portuário

Na internet, cursos gratuitos para profissionais portuários

Plataformas digitais oferecem vídeo-aulas que tratam de Logística e Engenharia a Direito e Administração

LEOPOLDO FIGUEIREDO

07/04/2016

 

http://www.atribuna.com.br/fileadmin/_processed_/csm_logi-stica_a6d5a02f5f.jpg

Logística é um dos temas de ensino oferecidos na web

Para atuar no setor portuário, os profissionais devem se atualizar constantemente. Estar a par de novas técnicas e tecnologias e ter um amplo conhecimento sobre o mercado são características cada vez mais valorizadas. Em tempos de crise, com salários reduzidos ou até mesmo diante do desemprego, para melhorar a qualificação e expandir o saber, os cursos on-line gratuitos são uma opção.

Esses programas de ensino são realizados por vídeo-aulas disponibilizadas em plataformas digitais. A vantagem é que o aluno pode se programar para acompanhar essas aulas, uma vez que elas já estão na internet. Para quem trabalha, por exemplo, é possível estudar após o expediente, sem ter de faltar no emprego.  Em alguns casos, há exercícios e até provas. E dependendo do desempenho do aluno, ele pode obter um certificado sem qualquer custo. 

Os temas, que vão de Logística e Cadeias de Suprimentos a Obras Portuárias, de Gestão de Projetos a Empreendedorismo, de Fundamentos da Administração a Inovação, são oferecidos por universidades brasileiras e de outros países, além de entidades civis. Para cursá-los, basta ter um computador disponível, acessar os sites indicados, se matricular e, principalmente, ter disciplina.

Getúlio Vargas

Com aulas voltadas a áreas como Economia, Administração e Direito, a Fundação Getúlio Vargas, a FGV (www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos), conta com cursos como Contratação de Trabalhadores, Fundamentos da Gestão de Custos, Qualidade em Serviços e Conceitos e Princípios Fundamentais do Direito Tributário. Aqueles que desejarem um certificado terão de realizar um teste com dez 10 questões objetivas e, obtendo, no mínimo, 7 como nota, poderão imprimir a declaração de término.

Fundada em 2013 pelo engenheiro brasileiro Carlos Souza, a plataforma Veduca (www.veduca.com.br) oferece várias opções de programas de ensino para o público portuário, especialmente os do tipo MOOCs, sigla de Massive Open Online Course (cursos on-line abertos oferecidos em larga escala, em uma tradução livre do inglês).

Com um acervo de aulas de instituições brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e internacionais – Yale, Oxford, Princeton, Michigan, Harvard e Berkeley, entre outras –, a Veduca conta com cursos comoProbabilidade e Estatística, Fundamentos da Administração, Gestão de Projetos e Gestão de Inovação. Há a possibilidade de emissão de certificado, mas o aluno tem de fazer as atividades propostas e apresentar um desempenho mínimo.

A plataforma digital Coursera (www.coursera.org) também oferece programas de ensino que podem ser aproveitados pelos profissionais portuários, como o de Gestão de Projetos (lecionado por professores da Universidade da Califórnia, mas com legendas em português). Nesse caso, o certificado de conclusão só é emitido com o pagamento de uma taxa.

Esse mesmo modelo é adotado pela EDX (www.edx.org), que tem os cursos Logística e Cadeia de Suprimentos, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), eEngineering: Building with Nature (Engenharia: Construindo com a Natureza, na tradução do inglês), da Universidade Tecnológica de Delft e voltado a obras hidráulicas e portuárias. Essas aulas, contudo, são ministradas em inglês.

SEST SENAT

Ainda há programas de ensino gratuitos promovidos por entidades civis. É o caso do Sest Senat (Serviço Social do Transporte - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transportes), que oferece Logística: Conceitos e Aplicações, Logística: Custos e Nível de Serviço,Logística: Gestão de Estoques e Armazenagem e Gestão do Transporte e da Frota

Os interessados devem acessar o endereço eletrônico ead.sestsenat.org.br/cursos-disponiveis/cursos-livres para se inscrever. Os alunos que desejarem obter um certificado têm fazer uma avaliação e apresentar um aproveitamento de, no mínimo, 60%.

Interesse

Fazer um curso on-line gratuito é uma saída para quem busca qualificação e, no momento, não tem tempo ou recursos para se matricular em um programa de ensino tradicional. E mostra ao mercado que o profissional não está "parado". 

A análise é da psicóloga Rita de Cássia Zaher Paul, diretora-executiva do Espaço Santista de Recursos Humanos (ESRH), empresa especializada no mercado de trabalho portuário. 

"(Fazer um curso on-line gratuito) é uma saída. Às vezes, a pessoa não tem como investir em outra coisa. Em alguns casos, o profissional está desempregado e não tem os recursos para um curso. Então, pode fazer essas aulas, ainda mais quando dão certificado, e mostrar ao segmento que, mesmo fora do mercado de trabalho, ele não está parado", afirmou a psicóloga.

E Rita destacou que, "como todo curso, até no presencial, o resultado depende do aluno. Ele tem de ter disciplina e querer aprender".

A diretora do ESRH aconselha que o futuro estudante, antes de se inscrever, pesquise o programa de ensino – para verificar se é importante para o projeto profissional – e a instituição. E se esse é o curso procurado, o aluno tem de se dedicar. "Não é só ficarprintando a tela ou vendo as aulas. Vale pesquisar os assuntos, se aprofundar. E se tiver fórum, tem que participar. É bom para a formação do profissional e é uma chance de fazer novos contatos, ampliar a network", afirmou Rita Zaher.

A psicóloga ainda destacou que um curso on-line gratuito é "uma forma interessante" de obter informações sobre uma determinada área do conhecimento. "É válido fazer um curso menor e, depois, conhecendo melhor o setor, vendo se essa é a área onde se quer atuar, buscar um curso maior, um MBA".

 

Confira as vagas de emprego disponíveis no setor portuário

Esta é a 11ª edição da coluna Porto & Oportunidades

DA REDAÇÃO

07/04/2016 

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/porto%26mar/confira-as-vagas-de-emprego-disponiveis-no-setor-portuario-1/?cHash=c59939fef679037f9fc87d8e65675b0d

 
Atenciosamente
 
Cesar Magnus Torchia Monteiro Terra
cesar@mmt.com.br
 

MMT Assessoria em Comércio Exterior Ltda.

Av. Doutor Cardoso de Melo, 1470 – Cj. 304 – V. Olímpia

04548-005 - São Paulo – SP

Tel : (55 11) 3842-1847 , 3842-1257

Fax: (55 11) 3842-1262

  

Nenhum comentário: