quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Medidas para aprimoramento da interface da SECEX com os operadores de comércio exterior

Prezados senhores,

Informo que a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) irá ampliar o atendimento ao público neste ano com iniciativas para orientar melhor os importadores e exportadores brasileiros.

A Secretaria vem aprimorando sua relação com o público constantemente, estudando formas de ser mais efetiva nos atendimentos. Por isso, decidimos adotar medidas que visam organizar a nossa agenda para responder mais às demandas externas do setor produtivo brasileiro.

Neste espírito, comunico que o Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) da SECEX, visando melhorar ainda mais a sua interface com os interessados externos, vai atender ao público através de despachos executivos realizados em Brasília/DF. Os atendimentos iniciarão a partir de 19 de março de 2014, todas às quartas-feiras, de 9h às 12h e de 14 às 18h, por meio de pré-agendamentos solicitados pelos interessados.

Haverá um link permanente no sítio eletrônico do MDIC contendo todas as informações necessárias para aqueles que necessitarem dos atendimentos, além do formulário de inscrição para participação no despacho. Foi criado também um endereço de eletrônico exclusivo para a marcação dos encontros (decex.despachos@mdic.gov.br), que contará com técnicos  do DECEX especializados nos temas de exportação, importação e drawback. Ao final de cada despacho, o público atendido poderá avaliar todo o processo, desde sua marcação até a solução encontrada.


Outra novidade relevante para todos os intervenientes no comércio exterior brasileiro é que a SECEX irá ampliar a realização dos Seminários sobre Operações de Comércio Exterior. Os eventos serão realizados mensalmente, com a primeira edição deste ano prevista para ocorrer em março, em Brasília. Os próximos seminários de 2014 acontecerão nas principais capitais do País, a partir de parcerias com as entidades localizadas nos estados. Durante os seminários, também ocorrerão despachos agendados previamente com os interessados.


Continuaremos a pensar novas maneiras de facilitar ainda mais a nossa interlocução com o público, prezando sempre por maior transparência na gestão. Esperamos contar com a participação de todos nesse processo de mudanças bastante significativas.


Atenciosamente,
Daniel Marteleto Godinho
Secretário de Comércio Exterior

Nenhum comentário: