Os primeiros recursos do projeto Harpia foram o tema da apresentação realizada pela equipe da Coordenação de Fiscalização Aduaneira Cofia, liderada pela Dra. Herica
O projeto, que prevê a utilização de análise de risco e recursos de inteligência artificial na fiscalização aduaneira, tem como objetivo selecionar menor quantidade de carga para conferência com maior precisão.
Um dos recursos do Harpia será o "Catálogo de Produtos", um sistema via Internet onde as empresas cadastrarão previamente todos os produtos que importam (em uma segunda etapa também serão cadastrados os produtos exportados), os quais receberão códigos próprios que alimentarão o Siscomex.
"O objetivo do Catálogo de Produtos é estruturar dados e assim permitir que se tornem mais facilmente suscetíveis à análise de inteligência artificial. Com um maior detalhamento dos produtos comercializados, mais precisa e rápida será sua fiscalização", explica o coordenador executivo do Procomex,
No momento, a Coordenação-Geral de Administração Aduaneira Coana trabalha junto às empresas para elaborar os atributos-padrão de cada produto, os quais deverão ser concluídos até o fim do ano e confirmados junto ao setor privado por meio de suas associações representativas, como a Abiquim, por exemplo.
O segundo recurso a ser implantado é o "Cadastro de Intervenientes Estrangeiros", um sistema online para identificação de importadores e exportadores internacionais, cujo objetivo também é o aprimoramento e padronização da informação prestada a fim de torná-la apropriada à detecção e crítica automática de riscos.
"A empresa brasileira preencherá um cadastro com os dados da empresa estrangeira com a qual mantém relações comerciais. Este interveniente receberá um código que será utilizado na alimentação do Siscomex por todas as outras empresas que vierem a negociar com tal empresa", esclarece Mariam.
"Porto sem Papel" é tema de apresentação no GT7
No último dia 28 de outubro, o assessor da Secretaria Especial de Portos (SEP), o Comandante
Resano falou sobre o "Documento Virtual Único", ainda em desenvolvimento, que será o formulário preenchido por armadores e agentes que reunirá os dados exigidos RFB, Anvisa, Polícia Federal, Marinha, MAPA e a Autoridade Portuária. Atualmente estes dados são requeridos separadamente por cada um destes anuentes, fazendo com que a mesma informação seja prestada repetidas vezes, muitas vezes de forma desencontrada.
Este documento virtual alimentará um concentrador de dados que distribuirá automaticamente as informações para todos os principais anuentes e estes reportarão o status de seus procedimentos ao concentrador, permitindo que o armador ou agente possam acompanhar o desembaraço de suas cargas em um único acesso.
"O recurso visa diminuir a burocracia, fraudes e irregularidades no processo aduaneiro, além de proporcionar uma coleta inédita de indicadores da movimentação do comércio exterior brasileiro, permitindo a implementação de um modelo de gestão por resultados", afirmou.
No momento, a Secretaria dos Portos trabalha na firmação de convênios de cooperação com os anuentes envolvidos e na identificação de todas as informações necessárias aos órgãos intervenientes que devem ser contempladas pelo documento virtual único.
O projeto "Porto Sem Papel", que está sendo desenvolvido pelo SERPRO e controlado pelo CPqD, será implantado em 34 portos e terminais privados em todo Brasil, a começar pelo Porto de Santos em 2010.
Com o objetivo de analisar e sugerir aperfeiçoamentos para
Interessados em fazer parte deste
A primeira reunião do grupo está agendada para o dia 02.12.08, às 14h30.
Agenda Procomex e CNI promovem evento com Aduana Britânica
A Confederação Nacional da Indústria CNI,
O objetivo do seminário é discutir os potenciais efeitos na competitividade das exportações brasileiras da aplicação de normas internacionais de segurança na cadeia logística emitidas pela Organização Mundial das Aduanas OMA, da qual o Brasil é país signatário. O seminário abordará a experiência de implementação no Reino Unido, a vivência empresarial brasileira e
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