segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Comunicado - nova versão do Siscomex Exportação WEB - Módulo Comercial (NOVOEX) - http://comercioexteriorimportacaoexportacao.blogspot.com.br/

Informamos que foi implantada uma nova versão do Siscomex Exportação WEB – Módulo Comercial (NOVOEX) com a finalidade de corrigir inconsistências detectadas na funcionalidade de controle de saldo.

 

Nesta nova versão, o saldo de operação do RE passa a ser controlado em cada adição e precisa ser totalmente consumido, não restando saldo. Portanto, o valor da operação não é mais compartilhado entre as adições do RE. No entanto, as adições ainda podem ser registradas pelo menu inicial do sistema, acionando a opção de inclusão de RE por adição e informando o número do RE base.

 

Esta modificação precisa ser observada no momento de elaboração dos Registros de Exportação no sistema, seja no registro manual, seja em lotes, via Estrutura Própria. Importante destacar que a estrutura do XML não foi alterada, mas, apenas, a maneira de preenchimento.

 

A fim de minimizar possíveis dificuldades originadas por essa nova versão do sistema na utilização da estrutura própria, foi retirada, provisoriamente, a crítica que impedia o cadastro do RE com saldo positivo.

 

Adicionalmente, será desenvolvida uma opção de atalho para o registro de adições ao RE no momento em que for finalizado o registro anterior, para facilitar o procedimento dos usuários que optam pelo registro manual. Finalmente, esclarecemos que a implementação total dessa versão será realizada em 23/09/2013 e, a partir do dia 24/09/2013, os registros por lote já deverão obedecer a essa nova sistemática.

 

Abaixo, um resumo das mudanças que precisam ser observadas nos procedimentos:

 

O que mudou ?

O Controle de saldo dos Registros de Exportação, que antes era feito por família de RE, agora passou a ser feito por adição. Ou seja, agora cada adição deve informar como "valor total da operação" o valor exato consumido pela soma de seus itens de mercadoria. Esta alteração permitirá aos exportadores uma maior flexibilidade na confecção dos seus registros, já que, agora, vários campos que antes tinham de ser iguais entre as adições passam a ser livres (como, por exemplo, a moeda negociada).

 

Exemplo:

Família de 2 RE com valor total de $ 2.000,00

FORMA ANTIGA:   

RE

Valor Total da Operação

Valor Total dos Itens do RE

Base (adição 001)

$ 2.000,00

$ 1.000,00

Adição "002"

não informava

$ 1.000,00

 

FORMA NOVA:

RE

Valor Total da Operação

Valor Total dos Itens do RE

Base (Adição 001)

$ 1.000,00

$ 1.000,00

Adição "002"

$ 1.000,00

$ 1.000,00

 

Como incluir uma adição ?

Com a nova versão não sobra saldo no RE base (adição 001) e, portanto, o sistema não pergunta mais se o usuário deseja incluir uma nova adição automaticamente (será desenvolvido um atalho para retornar essa possibilidade). Desta forma, para realizar a adição o usuário deve fazer o seguinte:

 

Clicar em:  "Operações" > "Registro de Operação" > "Cadastro" > "Inclusão"

 

Nesta tela escolher a opção "Adição de RE", informar o número do RE Base (RE sem o final 001) e pressionar no botão "Confirma".

 

 

 

Atenciosamente,

 

Coordenação-Geral de Informação e Desenvolvimento do Siscomex

Departamento de Operações de Comércio Exterior

Secretaria de Comércio Exterior



Estou utilizando a versão gratuita de SPAMfighter para usuários privados.
Foi removido 260402 emails de spam até hoje.
Experimente SPAMfighter de graça agora!

Computador lento? Melhore o seu computador lento

Nenhum comentário: