quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Nova Agenda do Governo - Reintegra faz parte de plano de exportação para março, diz ministro

Prezados Associados do CECIEx

 

Boa Tarde

 

Com base na matéria abaixo:

 

Reintegra faz parte de plano de exportação para março, diz ministro

Qua, 25 de Fevereiro de 2015 14:07

Fonte: Valor Econômico - 25/2/2015

Mesmo num cenário de ajuste fiscal, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Armando Monteiro Neto, afirmou nesta terça-­feira que "não há nenhuma dúvida sobre a manutenção do Reintegra". Segundo o ministro, o programa "é elemento essencial" do Plano Nacional de Exportação que deverá ser lançado até 15 de março.

"Quero afirmar e deixar claro: Tenho certeza de que o Reintegra será mantido e, evidentemente, o governo deverá definir dentro do quadro de restrição o que será possível fazer", comentou o ministro após participar de reunião do conselho deliberativo da Apex-­Brasil que deu posse ao novo presidente da entidade, o executivo David Barioni Neto.

"Evidentemente, temos a compreensão de que há um quadro de restrição na área fiscal, forte restrição. Medidas de ajustes estão sendo tomadas em várias direções e nós sabemos que isso tem custo do ponto de vista das escolhas que precisam ser feitas. Nosso entendimento é que esse mecanismo tem que permanecer porque é essencial, é uma compensação ao setor exportador", destacou. "O Reintegra nada mais é uma forma de compensar os resíduos tributários que ficam ao longo da cadeia de exportação, que quanto mais longa mais carrega custo de natureza tributária", comentou ainda.

O ministro afirmou que neste ano, o programa deve manter a alíquota de 3%. Questionado sobre se esse valor pode ser reduzido em 2015 por causa do ajuste fiscal, Monteiro Neto se mostrou otimista. Na avaliação dele, o que deve ser feito daqui por diante é dar efetividade à operacionalização do programa, que hoje passa por ajustes. Isso é necessário para que a compensação seja feita num prazo adequado aos exportadores.

 

Gostaríamos de solicitar a manifestação dos Senhores nos informando o que nós do CECIEx como entidade representativa das Empresas Comerciais Exportadoras e Importadoras devemos pleitear junto ao Governo Federal.

 

O prazo para manifestação é até segunda-feira (02 de Março de 2015) pois teremos que entabular as vossas solicitações em uma carta para posterior envio ao MDIC – Camex  - Apex.

 

Desde já, grato pela atenção de todos.

 

Att

 

Lucas Canello Franceschini

Conselho Brasileiro das Empresas

Comerciais Importadoras e Exportadoras

(55 11 ) 3180-3170

Skype: CECIExbr

E-mail: lucas@ceciex.com.br

www.ceciex.com.br

Nenhum comentário: