quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Consulta ao Setor Privado - Principais Gargalos Auaneiros no BR

 

 

Prezado(a) Senhor(a),

Como é de seu conhecimento, há inúmeros fatores que incidem direta ou indiretamente na medição da competitividade de um país, e a celeridade, eficiência e segurança de suas operações de comércio internacional certamente estão entre as mais significantes. O Doing Business, projeto do Banco Mundial que visa proporcionar uma medida objetiva dos regulamentos para fazer negócios em 181 países, coloca o Brasil na 100ª colocação em facilidade de se fazer negócios do ponto de vista do comércio internacional, mesma faixa de países como Nicarágua (99º) e Suriname (101º).

A fim de tornar o Brasil um país mais competitivo em suas relações de comércio exterior surgiu o Instituto Aliança PROCOMEX, uma iniciativa civil composta por empresas e entidades do setor privado. O objetivo desta coalizão do setor privado é o de reunir e representar suas demandas em termos de aprimoramento dos processos aduaneiros frente às autoridades governamentais que os normatizam e fiscalizam.

 

Em seus cinco anos de existência, o trabalho desenvolvido pelo PROCOMEX sempre se pautou na atuação junto a exportadores, importadores, prestadores de serviço inseridos na cadeia logística e a comunidade privada de comércio exterior em geral buscando desempenhar um papel de interlocução e representação de suas sugestões concernentes a melhorias nos processos de importação e exportação no Brasil.

 

Neste sentido e à semelhança de uma iniciativa paradigmática desenvolvida pelo PROCOMEX em 2006, daremos início a uma nova consulta ao setor privado no tocante aos maiores problemas enfrentados no Brasil por conta de processos aduaneiros ineficientes, bem como suas sugestões para resolvê-lo ou atenuá-lo e as providências indicadas para o tratamento da questão. O produto final deste trabalho será uma compilação abrangente e propositiva das principais demandas do setor privado, as quais serão classificadas de acordo com sua prioridade e usadas como base para o estabelecimento da agenda de trabalho do PROCOMEX para os próximos anos.

 

Sua colaboração neste trabalho é essencial para nós, pois é o profissional de comércio exterior que tem o conhecimento prático deste processo e, portanto, pode apontar com uma visão técnica e realista quais as prioridades a serem tratadas.

 

As etapas deste trabalho serão as seguintes:

 

  1. Preenchimento do formulário em e envio do mesmo para o e-mail procomex@procomex.org.br preferencialmente até o dia 30.09.09;
  2. Compilação e redistribuição por meio eletrônico do material compilado a todos os participantes da pesquisa para que possam tomar conhecimento, opinar e enriquecer os subsídios fornecidos pelos demais;
  3. Tratamento pelo PROCOMEX dos subsídios recebidos de maneira que sua visualização e análise sejam facilitadas;
  4. Organização de uma reunião em que  estarão presentes os participantes da pesquisa e, se possível, autoridades governamentais para a priorização dos problemas levantados por
  5. meio de uma dinâmica em que os presentes podem atribuir aos temas expostos a classificação de baixa, média ou alta prioridade e
  6. Cruzamento dos subsídios gerados visando à elaboração de uma matriz contendo temas, por ordem de prioridade e de classificação quanto ao recurso organizacional adequado a seu tratamento; e de uma proposta de Agenda de Trabalho PROCOMEX para 2010.

 

Em 2006, o PROCOMEX executou todos os passos da metodologia acima detalhada, e neste esforço compilou quase 100 formulários preenchidos por representantes do setor privado, com sugestões que foram analisadas e priorizadas em uma reunião com a presença de 55 representantes de empresas e entidades. A compilação deste trabalho deu origem a oito grupos de trabalho temáticos, mesas-redondas e uma série de eventos de caráter informativo.

 

Os frutos deste trabalho obtiveram sucesso quanto à aderência dos representantes do setor privado na medida em que se propuseram a tratar dos temas por eles levantados como prioritários a seus negócios, através dos recursos organizacionais mais adequados em sua visão.

 

Assim sendo, contamos com sua colaboração para repetir e ampliar o sucesso deste trabalho. Caso pertença a uma entidade, pedimos que se possível encaminhe este estudo a seus associados ou a quaisquer outros interessados.

 

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos.

 

Cordialmente,

 

John Edwin Mein

Coordenador Executivo

Instituto Aliança PROCOMEX

 

Nenhum comentário: