segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MDIC lança Aliceweb Mercosul nesta quarta-feira em Foz do Iguaçu

MDIC lança Aliceweb Mercosul nesta quarta-feira em Foz do Iguaçu

14/09/2009

MDIC lança Aliceweb Mercosul nesta quarta-feira em Foz do Iguaçu

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) desenvolveu uma versão regional para o Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet. O Aliceweb Mercosul será oficialmente lançado, pelo secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, na próxima quarta-feira (16/9), em Foz do Iguaçu, durante a realização da primeira edição do Encontro de Comércio Exterior do Mercosul.

O Aliceweb Mercosul vai agregar às informações brasileiras dados de Argentina, Uruguai e Paraguai. As consultas poderão ser realizadas por período, mercadorias, destinos, origens e também por outros blocos econômicos. De acordo com o secretário Welber Barral, o usuário conseguirá obter, por exemplo, informações sobre comércio entre Paraguai e EUA além de dados sobre as trocas comercias entre o Mercosul e a União Européia.

O secretário Welber Barral, no entanto, destaca que as estatísticas de cada um dos países do Mercosul poderá estar com atualizações distintas, por conta da disponibilidade das informações de comércio exterior de cada um dos países. "Estamos negociando com nossos parceiros do bloco para que possamos manter o mais atualizado possível as informações do Aliceweb Mercosul", explica.

O Aliceweb é o software que, combinado com o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), permite que o Brasil tenha uma das divulgações mais rápidas das estatísticas de comércio exterior do mundo. "Somos o único país do mundo que divulga os dados da balança no primeiro dia útil de todos os meses. Já virou tradição, por exemplo, divulgarmos o fechamento anual do comércio exterior no dia 2 de janeiro do ano subseqüente", ressalta o secretário Welber Barral.

No Brasil, o Aliceweb é utilizado desde 2001 para consultas via internet às estatísticas de comércio exterior do país. O sistema possibilita pesquisas detalhadas de dados sobre as exportações e importações brasileiras, mediante cruzamento de variáveis como: produto; destino ou origem; porto e via de transporte. Os dados são atualizados mensalmente.

Desde o início da utilização do Aliceweb, já foram registrados mais de 150 mil usuários cadastrados, de 124 países, que acessam, automática e gratuitamente, informações do sistema. Atualmente, a média diária de utilização supera os 1,5 mil acessos, com mais de 2,4 mil consultas e mais de 2 mil solicitações de geração e envio de arquivos com informações estatísticas sobre o comércio exterior brasileiro. Além disso, o Aliceweb registra, em média, 75 novos cadastros diariamente.

Encomex Mercosul

Nos dias 16 e 17 de setembro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realiza, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, a primeira edição do Encontro de Comércio Exterior no Mercosul (Encomex Mercosul). O evento tem a finalidade de disseminar a cultura exportadora pelos quatro países do bloco. O público-alvo do Encomex Mercosul são empresários de diversos segmentos e toda a programação foi elaborada para que os participantes tenham acesso à informações sobre exportação de bens e de serviços. Para os dois dias do evento, estão programados seminários, painéis, oficinas e palestras, que serão proferidas por representantes dos setores públicos e privados de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.


Serviço:
Encomex Mercosul
Data: dias 16 e 17 de setembro de 2009
Horário: das 8h às 20h
Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center. Av. Olimpio Rafagnin, 2537. Foz do Iguaçu (PR)
Página eletrônica: www.rafainpalace.com.br

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2109.7190 e 2109.7198
Rachel Porfírio
rachel.porfirio@mdic.gov.br

Atenciosamente
 
Cesar Magnus Torchia Monteiro Terra
cesar@mmt.com.br
messenger:cesar@mmt.com.br
skype:cesarterra
MMT ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR LTDA
www.mmt.com.br
http://comercioexteriorimportacaoexportacao.blogspot.com/
www.administradores.com.br/cesarmmt
www.linkedin.com/in/cesarterra
http://twitter.com/cesarterra
tel :5511-30541521
fax:5511-30541523

Nenhum comentário: