sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Novoex completa um ano com 6.325.070 Registros de Exportação - Mailing List CGEX - Comunicado 008/2013

Novoex completa um ano com 6.325.070 Registros de Exportação

14/02/2013

Brasília (14 de fevereiro) – Completando um ano de funcionamento neste mês, o novo módulo do Sistema  Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), denominado Siscomex Exportação Web (Novoex), realizou 6.325.070 registros de exportações, entre fevereiro 2012 e janeiro de 2013, totalizando um valor exportado de US$ 242.406.550.336,00.

O Novoex substituiu o módulo do Siscomex Exportação, lançado em 1993, e que representou um marco na utilização das tecnologias da informação nas operações de comércio exterior. A modernização do sistema se fez necessária diante do expressivo aumento das exportações brasileiras nos últimos anos e do surgimento de novas tecnologias de comunicação e informação, além da defasagem tecnológica do antigo sistema.

Com a mudança, o Novoex passou a ser acessado diretamente na internet, sem a necessidade de instalação de programas adicionais nos computadores dos usuários. Além disto, o novo sistema migrou da plataforma do Sistema de Informações do Banco Central do Brasil (Sisbacen) para a plataforma do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Pelo Novoex, os usuários podem gravar os Registros de Exportação (RE) e os Registros de Crédito (RC), estes últimos feitos para as exportações financiadas com recursos tanto privados como públicos. No novo sistema, são efetuadas apenas as operações comerciais (RE e RC), sendo que todas as operações aduaneiras são realizadas nos sistemas da Receita Federal.  

O Novoex possui interface mais interativa para os usuários, maior agilidade na elaboração de RE pelo exportador a partir de RE anteriores, maior visibilidade do processo pelo exportador e pelo anuente e permite ainda a simulação prévia do RE. Entre outras as inovações do novo sistema podem ser destacadas a totalização online dos valores e quantidades informados pelo exportador com críticas para valores incompatíveis e ainda a possibilidade de transmissão de registros em lotes.

Saiba mais sobre o Novoex

Para solicitar informações e tirar dúvidas:
E-mail:
novoex@mdic.gov.br

 

 

"A Secretaria de Comércio Exterior mudou-se da sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na Esplanada dos Ministérios,  para novo edifício situado na EQN 102/103, lote 1, Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70722-400. Os números de telefones e endereços eletrônicos para contatos com a Secex permanecem inalterados".

 

 

Nenhum comentário: