Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link
Seminário apresenta ambiente de negócios na China e suas oportunidades
O evento é gratuito, oferecerá certificação e tem número limitado de vagas
O Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com a revista China Hoje e o China TradeCenter, promoverá a quarta edição do seminário O Ambiente de Negócios na China, no dia 30 de novembro (quinta-feira), das 9h às 17h30, em sua sede, à Rua Dom Luís Lasanha, 400, Ipiranga, São Paulo.
Importantes temas terão destaque no evento: o panorama político-econômico na China e suas relações com o Brasil; o papel do Brasil e da China nos BRICS; o 19º Congresso do Partido Comunista da China e o panorama político; a iniciativa One Belt One Road projeto de cooperação econômica entre a China, os países da Ásia Central e a Europa; oportunidades na China; a internacionalização de empresas brasileiras na China estudos de caso; cultura e negócios na China comunicação intercultural e guia básico de língua chinesa para negócios.
O seminário é voltado para pessoas interessados na gestão de negócios e no comércio com a China, pequenos empresários que desejam fazer negócios com empresas chinesas, estudantes das áreas de Relações Internacionais e Comércio Exterior, profissionais envolvidos no intercâmbio comercial entre os dois países e todos aqueles que desejam conhecer e se posicionar sobre os assuntos tratados no evento.
Durante o evento o diretor da BR Trade Assessoria em Comércio Exterior e Logística, Alexandre Pires, oferecerá atendimento aos participantes e esclarecerá dúvidas sobre o processo de exportação e importação.
Os participantes terão a oportunidade de ouvir especialistas acadêmicos, bem como representantes de empresas, que compartilharão as experiências de seus casos.
O evento é gratuito, oferecerá certificação, tem número limitado de vagas e contará com a participação de palestrantes brasileiros e chineses. Veja abaixo a programação.
Seminário O Ambiente de Negócios na China
Data: 30 de novembro de 2017 (quinta-feira)
Horário: 9h às 17h30
Local: Auditório Unesp Ipiranga
Rua Dom Luís Lasanha, 400 Ipiranga São Paulo
Inscrições e informações no site: www.institutoconfucio.com.br ou pelo telefone: (11) 2066-5950
PROGRAMAÇÃO
8h30 9h Recepção e credenciamento
9h 9h30 Mesa de abertura
Prof. Dr. Luís Antonio Paulino, Instituto Confúcio na Unesp
Alfredo Nastari , Revista China Hoje
Henrique Reis, China Trade Center
Representante do Consulado Geral da China em São Paulo (a confirmar)
9h30 12h Intervalo para Coffee break
Apresentação sobre panorama político-econômico da China e suas relações com o Brasil
Papel do Brasil e da China nos BRICS
One Belt One Road
O 19º Congresso do Partido Comunista da China e panorama político
Prof. Dr. Luís Antônio Paulino, Instituto Confúcio na Unesp
Prof. Dr. Marcos Cordeiro Pires, Instituto Confúcio na Unesp
Alfredo Nastari, Revista China Hoje
12h30 14h00Intervalo para almoço
13h30 16h - Prospectando Oportunidades na China Meios e Cuidados para Desenvolver Bons Negócios
Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas
Estudo de caso
Henrique Reis, China Trade Center
Maurício Golfette de Paula, Sebrae
Com intervalo para Coffee break
16h 17h30- Cultura e Língua Chinesa para Negócios O que É Preciso Saber
Profa. Verena Veludo Papacidero, Instituto Confúcio na Unes
Profa. Wang Ping, Instituto Confúcio na Unesp
17h30 Encerramento
Informações sobre os palestrantes:
Prof. Dr. Luís Antonio Paulino
Professor da Unesp na Faculdade de Filosofia e Ciências FFC/Marília nos cursos de Graduação em Relações Internacionais e de Pós-graduação em Ciências Sociais. Possui graduação em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI (1977), mestrado em Economia e Finanças Públicas pela FGV (1992) e doutorado em Ciência Econômica pela Unicamp (1998). É diretor do Instituto Confúcio na Unesp e membro do Conselho da Matriz do Instituto Confúcio, em Pequim, e do Conselho Assessor do Centro Regional dos Institutos Confúcio para a América Latina, em Santiago (Chile). É short term consultant do Banco Mundial na área de desenvolvimento regional, consultor cultural do governo da cidade de Jining (China) e supervisor convidado da Universidade de Hubei (Wuhan, China). Foi assessor especial do Ministério da Fazenda (2003), secretário-adjunto da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República (2004-2005) e chefe das Assessorias do Ministério do Esporte (2012-2014). Trabalhou na Fundação Estadual de Análise de Dados Seade como analista sênior na área de economia e desenvolvimento regional (1994-2006).
Alfredo Nastari
Jornalista e arquiteto, atualmente é editor adjunto da edição brasileira da revista China Hoje. Iniciou sua carreira profissional na Editora Abril, onde trabalhou por 15 anos nas redações das revistas Veja e Placar e, posteriormente, nas áreas de marketing e de circulação da Divisão de Revistas Femininas, dos Guias 4 Rodas e da Editora Azul, empresa pertencente ao Grupo Abril. Nos anos 90, já como editor independente, lançou e dirigiu as revistas náuticas Bordo e OffShore e atuou intensamente na área de custom publishing, livros de arte e projetos de arquitetura e design. No ano 2000, em sociedade com a Ediouro Publicações e a Editora Segmento, fundou a Duetto Editorial, que dirigiu por 9 anos. Estruturou a empresa em dois grupos de publicações Estilo e Conhecimento e, para isso, remodelou a revista Cabelos & Cia. (beleza) e lançou as revistas Estética (beleza), L'Officiel (moda), Mente & Cérebro (ciências da mente), História Viva e BrHistória (história), Entre Livros (literatura) e Diapason (música clássica), além de publicar a edição brasileira da Scientific American (ciência). Sob sua direção, a Duetto produziu edições especiais sobre os mais variados temas cerca de 120 edições por ano e atingiu faturamento anual de US$ 14 milhões. Em abril de 2009 vendeu sua participação societária para a Ediouro e desde então se dedica à Nastari Editores. Ao longo da carreira foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, professor de Publishing da Escola de Comunicação e Artes da USP, diretor da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) por três gestões e professor do IED Istituto Europeo de Design. Desenvolveu uma consistente experiência internacional ao participar dos principais congressos e feiras do setor editorial e audiovisual FIPP, WMM, Feira de Frankfurt e MIPCOMM , por conta das cooperações de licenciamento que concretizou e pela atuação no grupo de edições internacionais da Scientific American.
Henrique Reis
Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Assunção (Unifai), tem pós-graduação em Negociações Econômicas Internacionais pela Unesp. Atuou profissionalmente nas áreas de comércio exterior e consultoria em negócios internacionais pela CTC Comércio, onde participou de missões empresariais para a Canton Fair, principal feira multissetorial da China, dando suporte in loco a empresários sobre como desenvolver negócios no evento. Atua na área de Relações Internacionais da China Brasil Investimento, promovendo projetos que servem como plataformas de negócios para empresas de todos os portes. É também responsável por estabelecer parcerias privadas e governamentais no Brasil e no exterior para ações diversas, incluindo feiras de negócios e eventos promocionais, esportivos, culturais, entre outros.
Prof. Dr. Marcos Cordeiro Pires
Possui graduação em História (1990), mestrado em História Econômica (1996), doutorado em História Econômica, todos pela USP (2002), e livre-docência em Economia Política Internacional pela Unesp (2013). É professor na Unesp FFC/Marília no curso de Graduação em Relações Internacionais e na Pós-graduação em Ciências Sociais. Tem experiência nas áreas de História Econômica, Economia Política e Economia Política Internacional. São áreas de seu interesse a inserção do Brasil na economia mundial, globalização e desenvolvimento econômico, relações Brasil-China e o grupo dos BRICS. Atualmente pesquisa as transformações econômicas e políticas recentes na República Popular da China. É co-coordenador do Grupo de Pesquisa dos BRICS e membro do Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização na Unesp FFC/Marília. É membro da diretoria do Instituto Confúcio na Unesp e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais.
Mauricio Golfette de Paula
Bacharel em Ciências Econômicas pela Faap e mestre (strictu sensu) em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem especialização (lato sensu) em Economia de Empresas (Cenap/Faap) e em Comércio Exterior (Fecap). Foi professor da Faculdade de Administração de Empresas (ênfase em Comércio Exterior) da Universidade Mackenzie e de Economia Internacional da Faculdade de Economia da Faap. Trabalhou como gerente de Câmbio na Cacex. Foi Ex-diretor de empresa trading company e também atuou com consultoria, assessoria e treinamento em comércio exterior. Lecionou em cursos de pós-graduação sobre Comércio Exterior e Negócios Internacionais na FAAP, na Universidade Mackenzie, na Fecap, no Senac, na Universidade São Judas Tadeu e na E-Commerce School. Atualmente é consultor sênior de negócios, especialista em Comércio Exterior, do Sebrae-SP.
Profa. Verena Veludo Papacidero
Bacharel em Letras com habilitação em Português e Chinês pela USP e mestre em Ensino de Chinês para Brasileiros pela Universidade Hubei (China), onde é professora de Língua Portuguesa. Atua como professora de língua e cultura chinesa e como tradutora das línguas portuguesa e chinesa desde 2010. É professora no Instituto Confúcio na Unesp.
Profa. Wang Ping
É bacharel em Letras com habilitação em Língua Chinesa e mestre em Ensino de Chinês para Brasileiros pela Universidade Hubei (China). Atuou como professora voluntária de Língua Chinesa do Instituto Confúcio na Unesp junto ao projeto Educamais, do Centro de Línguas da Prefeitura de Jacareí (SP). É professora de Língua Chinesa no Instituto Confúcio da Unesp em São Paulo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Cleide Gonçalves
cgs comunicação
(11) 9 9711-3300
Novembro/ 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário