segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Produtos terão selo ´contra´ chineses

INMETRO (5/2/2011)

Produtos terão selo ´contra´ chineses

5/2/2011

Brasília Por ordem do governo, o Inmetro vai entrar na força-tarefa de combate à invasão de produtos importados da China no Brasil. O instituto vai incluir cerca de 120 novos produtos na lista daqueles que têm que levar o selo de qualidade.

O objetivo é impedir a importação de itens de má qualidade -em geral identificados como vindos do país asiático.

A primeira lista de novas certificações será para o setor de eletroeletrônicos e outros utensílios elétricos residenciais. Segundo o presidente do Inmetro, João Jornada, 90 produtos desse setor estarão em breve sujeitos à fiscalização de qualidade. As empresas terão seis meses para se adaptar.

Jornada disse que recebeu orientação do Ministério do Desenvolvimento, ao qual o Inmetro é subordinado, para aumentar o número de certificações. Com isso, espera que tenha um efeito de ajudar na competitividade da indústria nacional.

"É uma medida de apoio à competitividade para promover a concorrência justa contra o produto que vem maquiado, de qualidade inferior", afirmou João Jornada.

Depois dos eletroeletrônicos, serão incluídos na lista de obrigatoriedade do selo de qualidade os itens de autopeças, além de berços e colchões.

As regras de certificação de qualidade são as mesmas para a indústria nacional e para os produtos importados.

O presidente do Inmetro disse que, no caso dos importados, a empresa fabricante no exterior necessita fazer o pedido de certificação. A instituição aceita selos de qualidade emitidos por entidades reconhecidas pelo instituto no exterior. João Jornada não soube informar quantas empresas estrangeiras levam o certificado.

Atenciosamente
 
Cesar Magnus Torchia Monteiro Terra
cesar@mmt.com.br
messenger:cesar@mmt.com.br
skype:cesarterra
MMT ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR LTDA
www.mmt.com.br
www.administradores.com.br/cesarmmt
www.linkedin.com/in/cesarterra
http://twitter.com/cesarterra
tel :5511-30541521
fax:5511-30541523


Estou utilizando a versão gratuita de SPAMfighter para usuários privados.
Foi removido 30088 emails de spam até hoje.
Experimente SPAMfighter de graça agora!

Computador lento? Melhore o seu computador lento

Nenhum comentário: