quarta-feira, 20 de maio de 2015

Cuidados a serem tomados na contratação do Despachante Aduaneiro - Empresa de Assessoria Aduaneira - Logística Internacional na Importação e Exportação

Cuidados a serem tomados na contratação do Despachante Aduaneiro - Empresa de Assessoria Aduaneira - Logística Internacional na Importação e Exportação

Como escolher um Prestador de Serviços na Área de Comércio Exterior? Quais são meus riscos? Quanto custa um Despachante Aduaneiro?
   
Primeiramente precisamos valorar e qualificar o serviço do Despachante Aduaneiro,observando seus atos e procurando informações sobre o mesmo e a Empresa onde trabalha.
   
Existe hoje no mercado uma quantidade enorme de " Despachantes Aduaneiros " que só têm o título, pois não conhecem muito pouco ou nada sobre Comércio Exterior,Logística,Legislação,etc...
   
O Despachante Aduaneiro é primordial no processo de Importação e Exportação, visto que acompanha e executa todo o processo desde o embarque até a chegada da carga, e as vezes pequenos erros causam grandes prejuízos. Como por exemplo: classificação fiscal incorreta,cálculo de Impostos errados, contratação de parceiros desqualificados e sem know how.
   
Os honorários do Despachante Aduaneiro não são os que mais pesam no custo do processo, pelo contrario, o transporte nacional,internacional e armazenagem são infinitamente mais caros e não demandam de nenhuma Análise mais detalhada e conheciemnto profundo em Legislação.
   
Para que arriscar que seu processo seja prejudicado e atrasado por uma economia que no final das contas é muito baixa em relação as despesas.
   
Infelizmente hoje existem muitos "concorrentes" que não valorizam seu trabalho e não garantem nada, e cobram valores muito abaixo do mercado e não recolhem os devidos impostos e contribuições.
   
O que preocupa é que Empresas Grandes que eram de outros setores ( Agenciamento de Frete Internacional, Transportadores, Seguradoras, Corretoras de Cãmbio) e não tem experiencia em Desembaraço Aduaneiro estão entrando no mercado sem o menor respeito a Legislação, não recolhendo Impostos e Contribuições e imbutindo os valores de Desembaraço em outras despesas do Frete,Câmbio,Seguro.
   
Aparentemente pode parecer que este novo tipo de Prestador de Serviço esteja operando normalmente e cumprindo os prazos , mas muito cuidado pois estão se "escondendo" dentro do canal verde , facilitando o desembaraço e mostrando um serviço mais rápido que o normal, e a Empresa só descobre os erros depois de algum tempo , muitas vezes com Intimações da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda.
 
Finalizando, pese sempre as considerações abaixo na escolha de seu Prestador de Serviço em Comércio Exterior:
  • O Sda ( Sindicato dos Despachantes Aduaneiros ) é recolhido?
  • A nf-e de Serviços é emitida? Há algum acréscimo no valor de Honorários? Boleto Bancário e Recibo não são notas fiscais!!!!
  • Possui,Acompanha e informa toda Legislação pertinente a Área?
  • Possui mais de uma conexão ao Siscomex?
  • Tem estrutura própria para confecção de documentos(di,li,dta,dsi) independente se é 1 produto ou 1.000.000 de produtos?
  • Possui qualificação,formação,experiência,credibilidade e conhecimentos profundos?
  • Quem confere suas cargas em caso de Canais Amarelo,Vermelho ou cinza? É o proprio Despachante ou qualquer outra Pessoa?
  • Possui bases em todos Aerportos e Portos no Estado de São Paulo?
  • O serviço documental e tributário é centralizado em Representantes Credenciados?
  • Possui follow up,tracking System e acompanhamento on line(via internet)?
  • Possui Assessoria Especializada em Importação e Exportação?
  • Possui Assessoria Jurídica.?
  • Possui toda legislação Aduaneira (Impressa e Digitalizada)?
  • Participa Intensamente em Programas Governamentais- Brasil Trader/Apex Brasil/Ciesp/Fiesp?
  • Possui cadastro em todos os sites e referências na Área de Comércio Exterior?
  • Envia notícias e informações atualizadas aos seus Clientes?
  • Oferece serviços de qualidade e a preços competitivos em toda Cadeia Logística(Transporte Internacional/Transporte Nacional/Armazenagem/Seguro)?
  • É atendido e acompanhado diretamente pelos Diretores da Empresa?
  • Está disponível e possui agilidade para respostas imediatas?
  • Possui Facebook,Twitter e Blog da Empresa?
  
Todos os Clientes da MMT já possuem estes benefícios e podem atestar a Qualidade.
  
 
 
Atenciosamente
 
Cesar Magnus Torchia Monteiro Terra
cesar@mmt.com.br
 

MMT Assessoria em Comércio Exterior Ltda.

Av. Doutor Cardoso de Melo, 1470 – Cj. 304 – V. Olímpia

04548-005 - São Paulo – SP

Tel : (55 11) 3842-1847 , 3842-1257

Fax: (55 11) 3842-1262

  

Nenhum comentário: