O ambiente de negócios na China será tema de seminário gratuito em São Paulo
O evento será realizado pelo Instituto Confúcio na Unesp no dia 14 de novembro e terá a participação de especialistas brasileiros e chineses
O Instituto Confúcio na Unesp realiza a segunda edição do seminário O Ambiente de Negócios na China no dia 14 de novembro, das 10h00 às 16h30, em São Paulo.
Serão destaques três temas: Relações Econômicas Brasil-China: Potencialidades e Desafios, a Cultura de Negócios e o Ambiente Legal e Econômico na China; O Processo de Compra e Fabricação na China Estudo de Cases; e Introdução à Língua e à Cultura Chinesas.
O evento é voltado para empresários interessados na gestão de negócios e no comércio com a China e na gestão de empresas; empresários que querem iniciar ou aprimorar sua atual estratégia; estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Relações Internacionais, Comércio Exterior, Administração e Economia; professores, consultores e demais profissionais envolvidos no intercâmbio comercial entre os dois países; e todos aqueles que desejam conhecer e se posicionar sobre a relação entre países em desenvolvimento e seu novo lugar no mundo diante da atual crise internacional.
O seminário contará com a participação de quatro especialistas brasileiros e dois chineses
(veja perfil na programação abaixo).
Seminário O Ambiente de Negócios na China
Data: 14 de novembro de 2014
Horário: 10h às 16h30 (com uma hora e meia de almoço)
Local: Auditório Unesp Ipiranga
Rua Dom Luís Lasanha, 400 Ipiranga São Paulo
Inscrições gratuitas (lugares limitados)
Informações e inscrições: Site: www.institutoconfucio.unesp.com.br; tel.: (11) 2066-5950
PROGRAMA
10h- 10h15 Abertura oficial, com o Prof. Dr. Luis Antônio Paulino
10h15- 11h30 Painel 1: Relações Econômicas Brasil-China: Potencialidades e Desafios, a Cultura de Negócios e o Ambiente Legal e Econômico na China
Exposição em forma de talk show com os participantes:
· Prof. Dr. Luis Antonio Paulino
· Jayme Martins
1130- 12h Perguntas e respostas (primeiro painel)
12h - 13h30 Intervalo para almoço
13h30- 14h45 Painel 2: O Processo de Compra e Fabricação na China Estudo de Cases
· Andréa Martins
14h45- 15h00 Perguntas e respostas (segundo painel)
15h- 15h30 Coffee Break
15h30- 16h30 Introdução à Língua e à Cultura Chinesas
· Professora Cai Lei
· Professora Xiong Fonghua
16h30 Encerramento
Palestrantes
1. Prof. Dr. Luís Antonio Paulino
Diretor do Instituto Confúcio na Unesp, chefe da Assessoria do Ministério do Esporte do Brasil, é também professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Faculdade de Filosofia e Ciência da cidade de Marília, nos cursos de graduação em Relações Internacionais e pós-graduação em Ciências Sociais. Possui mestrado em Economia e Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É short term consultant do Banco Mundial na área de desenvolvimento regional. É membro do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Fiesp. Foi assessor especial do Ministério da Fazenda (2003) e secretário-adjunto da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República (2004-2005). Trabalhou durante 12 anos na Fundação Seade como analista sênior na área de economia e desenvolvimento regional.
2. Jayme Martins
Jornalista brasileiro, viveu na China por 20 anos (1962-1979 e 1987-1989) como professor de Português no Instituto de Línguas Estrangeiras (hoje Universidade de Línguas Estrangeiras), copidesque do Serviço de Português da Rádio Pequim (hoje, Rádio China Internacional) e correspondente da mídia brasileira (O Globo, O Estado de S. Paulo, Agência Estado, Jornal da Tarde, Rádio Eldorado, Rádio Guayba e SBT).
Sua longa experiência e a de sua família na China são únicas no Brasil. Acompanhou diretamente o desenrolar dos acontecimentos das décadas de 1960, 1970 e 1980, inclusive os 11 anos de Revolução Cultural (1966-1976), a derrubada do Bando de 4 e a reabilitação de Deng Xiaoping, tendo mantido audiências e/ou entrevistas com os mais altos dirigentes chineses, inclusive Mao Zedong, Zhou Enlai e Deng Xiaoping.
Fez extensas reportagens para a mídia brasileira sobre tudo o que aconteceu de relevante na China nesse longo período, especialmente sobre a Revolução Cultural, o processo de reforma e abertura desencadeado em 1978, o boom econômico dos anos seguintes até hoje e os acontecimentos da Praça da Paz Celestial (1989), por cuja cobertura mereceu o Grande Prêmio de Jornalismo Líbero Badaró de 1990, outorgado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela Revista Imprensa.
É diretor responsável do Jornal Chinês para a América do Sul (desde 1995), diretor de Comunicação da Câmara de Comércio & Indústria Brasil-China (desde 1986), diretor de Relações Internacionais da Aliança Brasil-China de Campinas e Região (desde 2005) e secretário-geral do Conselho Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de Jundiaí (desde 2005). Foi chefe de reportagem do jornal Última Hora (1960-1962), coordenador de Planejamento da Prefeitura de Jundiaí (1983-1987), editor-chefe do programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo (1990-1999), e diretor de Cooperação Internacional da Prefeitura de Jundiaí (2003-2006).
4. Andréa Martins
Nasceu em Pequim, onde estudou e trabalhou por mais de 20 anos. Cursou História e Economia na Universidade de Pequim (1987-1989) e se formou em Ciência Política e Estudos Chineses pelo Wellesley College, dos EUA (1990-1993). Trabalhou em Pequim (1994-2003) no escritório da CBPO Companhia Brasileira de Projetos e Obras, na Embaixada do Brasil (como assistente dos setores de Ciência e Tecnologia e Comercial), na Pricewaterhouse Coopers Consultoria (como gerente de Recursos Humanos) e na SOHOChina Arquitetura e Construção (como gerente de Marketing & Vendas e, posteriormente, de Recursos Humanos). Profissional com marcante experiência em gerenciamento, planejamento estratégico e execução na área de desenvolvimento de negócios, atualmente reside e trabalha no Brasil. É fluente em português, inglês e chinês (idioma que fala, lê, escreve, traduz e verte).
5. Professora Cai Lei
Professora na Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Hubei, graduou-se na Wuhan University e é doutora em Linguística Aplicada. Atualmente é diretora chinesa do Instituto Confúcio na Unesp.
6. Professora Xiong Fonghua
Professora de Língua Inglesa na Universidade de Hubei, tem mestrado em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de Estudos Internacionais de Xangai. Atualmente é professora de Língua Chinesa no Instituto Confúcio na Unesp, em que participou da organização do curso de Chinês para Negócios, no qual ministra aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário