quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O ambiente de negócios na China será tema de seminário gratuito em São Paulo

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

O ambiente de negócios na China será tema de seminário gratuito em São Paulo

 

O evento será realizado pelo Instituto Confúcio na Unesp no dia 14 de novembro e terá a participação de especialistas brasileiros e chineses

 

O Instituto Confúcio na Unesp realiza a segunda edição do seminário O Ambiente de Negócios na China no dia 14 de novembro, das 10h00 às 16h30, em São Paulo.

 

Serão destaques três temas: Relações Econômicas Brasil-China: Potencialidades e Desafios, a Cultura de Negócios e o Ambiente Legal e Econômico na China; O Processo de Compra e Fabricação na China – Estudo de Cases; e Introdução à Língua e à Cultura Chinesas.

 

O evento é voltado para empresários interessados na gestão de negócios e no comércio com a China e na gestão de empresas; empresários que querem iniciar ou aprimorar sua atual estratégia; estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Relações Internacionais, Comércio Exterior, Administração e Economia; professores, consultores e demais profissionais envolvidos no intercâmbio comercial entre os dois países; e todos aqueles que desejam conhecer e se posicionar sobre a relação entre países em desenvolvimento e seu novo lugar no mundo diante da atual crise internacional.

 

O seminário contará com a participação de quatro especialistas brasileiros e dois chineses

(veja perfil na programação abaixo).

 

 

Seminário O Ambiente de Negócios na China

 

Data: 14 de novembro de 2014

 

Horário: 10h às 16h30 (com uma hora e meia de almoço)

 

Local: Auditório – Unesp Ipiranga

           Rua Dom Luís Lasanha, 400 – Ipiranga – São Paulo

 

Inscrições gratuitas (lugares limitados)

 

 

Informações e inscrições: Site: www.institutoconfucio.unesp.com.br; tel.: (11) 2066-5950

 

 

 

PROGRAMA

 

10h- 10h15 – Abertura oficial, com o Prof. Dr. Luis Antônio Paulino

 

10h15- 11h30 – Painel 1: Relações Econômicas Brasil-China: Potencialidades e Desafios, a Cultura de Negócios e o Ambiente Legal e Econômico na China

 

Exposição em forma de talk show com os participantes:

 

·         Prof. Dr. Luis Antonio Paulino

·         Jayme Martins

 

 

1130- 12h – Perguntas e respostas (primeiro painel)

 

12h - 13h30 – Intervalo para almoço

 

13h30- 14h45 – Painel 2: O Processo de Compra e Fabricação na China – Estudo de Cases

·         Andréa Martins

 

14h45- 15h00 – Perguntas e respostas (segundo painel)

 

15h- 15h30 Coffee Break

 

15h30- 16h30 – Introdução à Língua e à Cultura Chinesas

 

·         Professora Cai Lei

·         Professora Xiong Fonghua

 

16h30 – Encerramento

 

 

Palestrantes

 

1. Prof. Dr. Luís Antonio Paulino

Diretor do Instituto Confúcio na Unesp, chefe da Assessoria do Ministério do Esporte do Brasil, é também professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Faculdade de Filosofia e Ciência da cidade de Marília, nos cursos de graduação em Relações Internacionais e pós-graduação em Ciências Sociais. Possui mestrado em Economia e Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É short term consultant do Banco Mundial na área de desenvolvimento regional. É membro do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Fiesp. Foi assessor especial do Ministério da Fazenda (2003) e secretário-adjunto da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República (2004-2005). Trabalhou durante 12 anos na Fundação Seade como analista sênior na área de economia e desenvolvimento regional.

 

2. Jayme Martins

Jornalista brasileiro, viveu na China por 20 anos (1962-1979 e 1987-1989) como professor de Português no Instituto de Línguas Estrangeiras (hoje Universidade de Línguas Estrangeiras), copidesque do Serviço de Português da Rádio Pequim (hoje, Rádio China Internacional) e correspondente da mídia brasileira (O Globo, O Estado de S. Paulo, Agência Estado, Jornal da Tarde, Rádio Eldorado, Rádio Guayba e SBT).

Sua longa experiência – e a de sua família – na China são únicas no Brasil. Acompanhou diretamente o desenrolar dos acontecimentos das décadas de 1960, 1970 e 1980, inclusive os 11 anos de Revolução Cultural (1966-1976), a derrubada do Bando de 4 e a reabilitação de Deng Xiaoping, tendo mantido audiências e/ou entrevistas com os mais altos dirigentes chineses, inclusive Mao Zedong, Zhou Enlai e Deng Xiaoping.

Fez extensas reportagens para a mídia brasileira sobre tudo o que aconteceu de relevante na China nesse longo período, especialmente sobre a Revolução Cultural, o processo de reforma e abertura desencadeado em 1978, o boom econômico dos anos seguintes até hoje e os acontecimentos da Praça da Paz Celestial (1989), por cuja cobertura mereceu o Grande Prêmio de Jornalismo Líbero Badaró de 1990, outorgado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela Revista Imprensa.

É diretor responsável do Jornal Chinês para a América do Sul (desde 1995), diretor de Comunicação da Câmara de Comércio & Indústria Brasil-China (desde 1986), diretor de Relações Internacionais da Aliança Brasil-China de Campinas e Região (desde 2005) e secretário-geral do Conselho Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de Jundiaí (desde 2005). Foi chefe de reportagem do jornal Última Hora (1960-1962), coordenador de Planejamento da Prefeitura de Jundiaí (1983-1987), editor-chefe do programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo (1990-1999), e diretor de Cooperação Internacional da Prefeitura de Jundiaí (2003-2006).

 

4. Andréa Martins

Nasceu em Pequim, onde estudou e trabalhou por mais de 20 anos. Cursou História e Economia na Universidade de Pequim (1987-1989) e se formou em Ciência Política e Estudos Chineses pelo Wellesley College, dos EUA (1990-1993). Trabalhou em Pequim (1994-2003) no escritório da CBPO – Companhia Brasileira de Projetos e Obras, na Embaixada do Brasil (como assistente dos setores de Ciência e Tecnologia e Comercial), na Pricewaterhouse Coopers Consultoria (como gerente de Recursos Humanos) e na SOHOChina Arquitetura e Construção (como gerente de Marketing & Vendas e, posteriormente, de Recursos Humanos). Profissional com marcante experiência em gerenciamento, planejamento estratégico e execução na área de desenvolvimento de negócios, atualmente reside e trabalha no Brasil. É fluente em português, inglês e chinês (idioma que fala, lê, escreve, traduz e verte).

 

5. Professora Cai Lei

Professora na Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Hubei, graduou-se na Wuhan University e é doutora em Linguística Aplicada. Atualmente é diretora chinesa do Instituto Confúcio na Unesp.

 

6. Professora Xiong Fonghua

 

Professora de Língua Inglesa na Universidade de Hubei, tem mestrado em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de Estudos Internacionais de Xangai. Atualmente é professora de Língua Chinesa no Instituto Confúcio na Unesp, em que participou da organização do curso de Chinês para Negócios, no qual ministra aulas.



Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link

Nenhum comentário: